sábado, 26 de julho de 2014

BOMBA ATÔMICA

A bomba atômica, também conhecida como bomba nuclear, é um material explosivo com grande poder de destruição. Em 1945, o físico Oppenheimer, junto com sua equipe, construiu a primeira bomba. Seu lançamento-teste foi no Novo México, comprovando o potencial dela.   

Tal poder destrutivo era o que se procurava durante a Segunda Guerra Mundial, que seria capaz de dizimar milhões de inimigos de uma só vez. A primeira bomba lançada era de fissão nuclear, que funciona a partir de uma reação com material radioativo. Ao ser lançada, há uma quebra de átomos, que desencadeiam uma série de reações nucleares que geram uma grande quantidade de energia. Há, também, outros tipos de bombas, como a de fusão nuclear.




Dentre as principais tragédias nucleares, os Estados Unidos foram responsáveis por duas: Hiroshima e Nagasaki. Em agosto de 1945, foram lançadas duas bombas de codinomes “Little boy” e “Fat man”. A destruição foi fatal, deixando mais de 200 mil vítimas. Os efeitos delas estão presentes até hoje, principalmente, pela radiação que ainda se faz presente. A infraestrutura dessas cidades foi, praticamente, toda destruída. (Ver figura 1 e figura 2)


Além disso, a bomba nuclear traz grandes consequências para a saúde. A radiação que ela emite pode ter efeito direto ou indireto, em forma de precipitação radioativa. Quando entra em contato com o corpo humano, pode ocasionar: náusea, vômito, diarreia, catarata, perda de cabelo, câncer, entre outros.


                                           Fig.1 - “Cogumelo” formado após o lançamento das bombas em agosto de 1945.


                                                                 Fig.2 – Cidade de Hiroshima completamente destruída.

               
  Referências:
 Acessado em 20/7/2014

 Acessado em 20/7/2024

Acessado em 20/07/2014

PERGUNTAS
1) Qual era a principal finalidade/objetivo ao construir a bomba atômica?
2) O que ocorre no funcionamento da bomba atômica que a faz tão potente?
3)Por qual motivo Einstein lamentou sua participação no desenvolvimento da bomba?
4) Quais são os dados da radiação à saúde?

GRUPO
Lara Wilen, n° 27
Beatriz Pettersen, n° 4
Clara Silveira, n° 7
Ludmila Braga, n° 32
Luciana Maciel, n° 31

2 comentários:

  1. 3ª questão:
    Einstein lamentou sua participação no desenvolvimento da bomba atômica, pois, anos mais tarde, teve consciência do poder destrutivo que tal "arma" teria.
    Por: Luísa Prates - nº 33

    ResponderExcluir
  2. Pergunta 2, José Miguel, número 22 turma C: A explosão da bomba atômica se da por duas maneiras, a divisão dos nêutrons do átomo, fissão nuclear, ou pela fusão dos núcleos do hélio e do hidrogênio, fusão nuclear. Em ambas as ações é liberada enormes quantidades de energia radioativa em forma de calor, causando uma potente destruição, as quais os efeitos são visíveis ate hoje.

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.