sábado, 26 de julho de 2014

EXISTEM CENTROS DE PESQUISA SOBRE RADIOATIVIDADE NO BRASIL?

No século XIX, a radioatividade foi descoberta e, até hoje, gera dúvidas nos cientistas. Para que essas sejam esclarecidas, são necessárias pesquisas sobre o assunto. Mas será que o Brasil é um dos países que realiza esse tipo de pesquisa?

Na década de 1950, os primeiros centros de pesquisa sobre radioatividade foram criados no Brasil. Entre eles, há o CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), localizado no Campus da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte, e o CRCN - CO (Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro - Oeste), no parque estadual Telma Ortigal, em Abadia, Goiás.
O CDTN tem como finalidade gerar conhecimento e disponibilizar produtos e serviços a benefício da sociedade por meio de pesquisas na área nuclear. Esse centro conta com um laboratório de irradiação gama (ver imagem ao final do texto), que possui a melhor tecnologia do mundo na seleção de pedras não preciosas para passar pelo processo de transmutação, no qual o material se transformará em outro mais precioso, a partir da exposição à radiação.
Já o CRCN - CO tem como prioridade abrigar e monitorar os depósitos definitivos de rejeitos providos do acidente radiológico de Goiânia, ocorrido em 1984, os quais, mesmo após 30 anos, ainda liberam radiação.
Centro de Informações
Fachada do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste. Fonte:http://www.crcn-co.cnen.gov.br/ acesso em 26/07/2014 às 09:40
Como esses antes citados, existem mais centros no país, que são todos ligados à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Criada em 10 de outubro de 1956, estabelece normas e regulamentos em radioproteção e segurança nuclear, licencia, fiscaliza e controla a atividade nuclear no Brasil. Desse modo, abre-se caminho para que esse tema, de vital importância, seja ainda mais estudado no país.

Entenda um pouco mais sobre a radiação:

http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/05/29/interna_tecnologia,296992/na-comemoracao-do-cinquentenario-de-hulk-cientistas-dominam-melhor-os-raios-gama.shtml


Referências:
http://www.crcn-co.cnen.gov.br/
http://www.cdtn.br/
http://www.cnen.gov.br/

Perguntas:
1- Desde quando são realizados estudos sobre radioatividade no Brasil?
2- Qual a finalidade dos CRCN?
3- Qual a importância de serem realizados tais pesquisas no país?
4- Por que é importante manter um centro voltado, exclusivamente, para abrigar os rejeitos do acidente radiológico de Goiânia?

Grupo 10, 1°C
Augusto Patrus, 3
Gianluca Zappella, 18
Júlia Nogueira, 24
Maria Letícia Paiva, 36

3 comentários:

  1. Guilherm Righi -N:20 T:C Questao 1 Os primeiros centros de pesquisa sobre radioatividade foram criados no Brasil na década de 50.

    ResponderExcluir
  2. Questão 4, Marina Menezes Theodoro Silva, n°37, 1°C.
    Resposta: Um centro voltado, exclusivamente, para abrigar os rejeitos radioativos do acidente de Goiânia é importante, uma vez que ele minimiza ou até mesmo elimina os efeitos danosos à saúde que podem ser causados pelos rejeitos.

    ResponderExcluir
  3. Antônio Corrêa andrade n:2 pergunta:2. Os CRCN têm a função de abrigar e monitorar as pesquisas e outros aspectos ligados a radioatividade de uma certa região.

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.