segunda-feira, 28 de julho de 2014

O DESTINO É AZUL


Em setembro de 1987, ocorreu o acidente com o Césio-137 em Goiânia, capital do estado de Goiás. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado pertencente ao Instituto Goiano de Radioterapia, contribuiu para que o acontecimento se originasse, envolvendo direta ou indiretamente centenas de pessoas.


O evento teve inicio no dia 13, quando dois catadores de lixo removeram uma maquina de radioterapia das antigas instalações do IGR, com o objetivo de vender o chumbo e os metais que ela continha para o ferro velho. O dono, que comprou a peça, após desmontá-la, expôs ao ambiente 19,26g de cloreto de césio-137(CsCl).


Fig.1-Cloreto de césio na falta de luz. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_c%C3%A9sio    


Encantado com o brilho azul emitido pela substancia na ausência de luz(Fig.1), Devair Ferreira, resolveu exibi-la aos seus familiares e vizinhança, expandindo a área de contaminação na região. O material tinha um aspecto bem semelhante ao sal de cozinha comum(Fig.2), o que algumas vítimas a ingerirem junto à comida.

Fig.2- Cloreto de césio na presença de luz. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_c%C3%A9sio   

   
O que nenhum desses envolvidos sabia era que, por ser composta por Césio-137, a substancia era extremamente nociva a saúde, por liberar radiação do tipo beta(Fig.3). Devido ao seu alto poder de penetração, que pode ser contido apenas por camadas de chumbo, os primeiros sintomas da contaminação apareceram logo, como vômitos, náuseas, diarreias e tonturas começaram a surgir nas vitimas, levadas a hospitais.


   




A primeira morte registrada foi um mês apóso inicio da emissão, e apenas quatro morreram nos primeiros meses. 

Fig. 3 http://www.mundoeducacao.com/quimica/segunda-lei-soddy.htm

Entretanto, mais de 1600 pessoas foram afetadas, e 104 pereceram posteriormente por sequelas deixadas pela radiação(Fig.4).
Fig.4- Como as células são afetadas pela radiação.
https://adrianobiologia.wordpress.com/page/4/


Para evitar sua propagação, os mais afetados pela radiação foram enterrados em caixões especiais, de fibra de vidro revestidos com 700 kg de chumbo. O cloreto de césio-137 encontrado foi acondicionado, juntamente com outros materiais expostos a ele, em vários contêineres totalmente lacrados na unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana da capital, onde permanecerá isolado por 180 anos até que seu potencial radioativo não cause mais danos ao meio ambiente



Fig.5- Equipes trabalharam durante dias na descontaminação de lotes e materiais (Foto: Divulgação/Cnen) http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/09/risco-de-novo-acidente-com-cesio-e-pequeno-dizem-especialistas.html


Vídeo para mais detalhes:


Referências:
http://causasperdidas.literatortura.com/2013/10/09/o-maior-acidente-radiologico-da-historia-cesio-137-o-acidente-nuclear-de-goiania/


Grupo

Fábio Augusto-n° 12
Gabriel Matos-n° 16
Ítalo Carvalho-n° 21
Márcio Ribas-n° 35
Turma C

Perguntas

1) Qual era a função do chumbo na máquina de radioterapia?
2) Qual é o tipo de radição emitida pela fonte?
3)Por que, mesmo após a descontaminação, algumas vítimas acabaram falecendo depois?
4)Se a meia-vida do Césio-137 é de 30 anos, seu potencial radioativo terá reduzido em quanto daqui a 180 anos?




4 comentários:

  1. 2) A radiação emitida pela fonte Célsio-137 é do tipo beta. Giulia Ricieri Godinho, Numero: 19

    ResponderExcluir
  2. Pergunta 1- Anna Beatriz- 1C- numero 1
    resposta- A máquina de radioterapia era revestida por chumbo para não contaminar a população com radiação, pois dentro dela havia uma substancia composta por Césio-137, que libera radiação do tipo beta, e a mesma só pode ser contida por placas de chumbo.

    ResponderExcluir
  3. Nina Gonzaga - n39 - grupo 3. Resposta 3) As mortes ocorridas após a descontaminação da radiação se deram devido às sequelas deixadas pelo Césio-137 que foram prejudiciais mesmo após alguns anos.

    ResponderExcluir
  4. Pergunta 4 - Júlia Vianna - 1C - n 25
    Resposta: O potencial radioativo do Césio-137 sera reduzido totalmente, por isso permanecerá isolado por 180 anos até que seu potencial radioativo não cause mais danos ao meio ambiente.

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.